Usando tweets incorporados

Quem já leu ou já ouviu falar de tweets incorporados?

Há uns três meses, mais ou menos, o Twitter anunciou que iria lançar a ferramenta para “embutir” os tweets em posts e sites, assim como é feito hoje com vídeos do YouTube, por exemplo.

Bom, o certo é que a ferramenta foi lançada e poucos ainda ficaram sabendo da existência ou de como utilizá-la. eu, por ignorância, talvez, só fui saber hoje, quando resolvi ler a coluna do Tutty Vasques no Estadão, que os tweets incorporados já estão valendo.

Claro, que isso, por enquanto, não está tão óbvio quanto no YouTube, que logo abaixo dos vídeos já mostra a opção para incorporar. No Twitter esta ferramenta se chama Blackbird Pie e ela pode ser acessada em http://media.twitter.com/blackbird-pie/. Lá você cola a URL do tweet e recebe o código para colar em seu blog.

O legal desta ferramenta é que permite selecionar tweets, individualmente, para acompanhar artigos. Por exemplo, você escreve algo polêmico sobre a Copa do Mundo e gostaria de destacar algumas repercussões em seu blog. Basta escolher o tweet que você gostou e incorporá-lo.

Fica assim o resultado

[blackbirdpie url=”http://twitter.com/gabrielzguedes/status/16168240335″]

Onde acho a URL?
Esta parte deveria ser mais fácil. Como os tweets postados ficam tudo numa página e não existe a opção de vê-los individualmente (como num single post de um blog), você terá que ver o código fonte da página do Twitter com teu tweet e de lá, retirar o um link parecido com esse:

Fazendo uma correção neste post, é sim, fácil. Na página do Twitter, abaixo do tweet que você deseja incorporar, há a data da postagem. No seu navegador, basta selecionar a data e apertar o botão em que aparece o menu (no meu caso, botão direito do mouse) e copiar o link.

Copiando o link com o Chrome

O que será copiado deverá ser um link como este aí de baixo:

http://twitter.com/gabrielzguedes/status/16168240335

Porque, na verdade, cada tuitada nossa gera um link como esse aí de cima.

Ah, o WordPress
Quem, assim como eu, utiliza o WordPress como blog ou CMS, talvez necessite de um plugin para exibir corretamente os tweets incorporados.  Baixe o Twitter Blackbird Pie WordPress Plugin e, na sequência, instale. Aí basta colar um pequeno código em seu post com a URL do seu tweet e pronto. Aparecerá o post incorporado. Igual ao visto acima.

Com este post, espero esclarecer e divulgar o uso desta ferramenta muito bacana. E claro, que o Twitter facilite um pouco mais o acesso a ela.

2 Respostas

  1. Agora com uma pequena correção… RT @gabrielzguedes: Agora, em GabrielGuedes.com.br: Usando tweets incorporados http://bit.ly/bIGxRq

  2. Agora, em GabrielGuedes.com.br: Usando tweets incorporados http://bit.ly/bIGxRq