Um tubaronense a frente da Universidade Feevale

Até a última sexta-feira, o Vale do Sinos, que contava apenas com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, ganhou a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. O que era somente um centro universitário, a instituição que já existe há 40 anos, obteve o reconhecimento como universidade, num processo semelhante ao que a passou a Fessc (Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina), em Tubarão, ao obter o status de universidade nos anos 90, passando a se denominar Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Diga-se de passagem, os 4 anos em que estudei Comunicação Social – Jornalismo, lá, foram uns dos melhores da minha vida. Depois de formado, é que vim fazer carreira aqui no lado sul do Mampituba.

Mas o que a Feevale e Tubarão tem em comum? O primeiro reitor da ‘Era Universidade’ desta instituição hamburguense, professor Mestre Ramon Fernando da Cunha, é conterrâneo, tubaronense, criado no bairro Oficinas. Em 2008, num almoço para jornalistas oferecido no Campus 2, tive a oportunidade de conversar com ele. E descobri que é primo do Ângelo Zabot, o Con, que foi vice-prefeito de Tubarão na gestão passada.

Cunha veio para cá nos anos 70. Estudou Ciências Contábeis no Centro Universitário Feevale, se formando em 1983, fez especialização em Gerência Mercadológica, também na Feevale, e mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também ocupou cargos gerenciais e diretivos em várias empresas da região, que tem como marca forte, o empreendedorismo. O Vale do Sinos é um dos principais players econômicos do Rio Grande do Sul.

Na noite da última sexta-feira, dia 21, ocorreu a cerimônia de institucionalização da Universidade Feevale e posse da Reitoria. O evento foi realizado no Salão de Atos do prédio Lilás, no Campus 2, com a presença de autoridades e representantes de entidades, inclusive em âmbito nacional. “Enquanto gestores, não estamos trabalhando para a Universidade Feevale. Estamos trabalhando para a sociedade, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Uma universidade tem que estar em sintonia com a comunidade, atender às suas demandas, ser um foco gerador e produtor de conhecimento e desenvolvimento para sua comunidade”, ressaltou Cunha durante sua posse, ele que ficará marcado na história desta região como o primeiro reitor da Feevale como universidade.

O que muda na Instituição?
Antes de a Feevale ser credenciada como Universidade, diversas ações já  estavam sendo realizadas para cumprir todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação. A Feevale já antecipava as ações do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e implantava as mudanças necessárias. Por esse motivo, segundo Ramon Fernando da Cunha, os alunos, colaboradores e comunidade não perceberão mudanças significativas na Instituição. “Em relação à Universidade, nós éramos de fato, só não éramos de direito”, afirma o reitor. “As mudanças que ocorrem e que ocorrerão na Feevale fazem parte do próprio DNA da Instituição, pois somos uma Instituição que tem origem na comunidade, estamos sempre buscando atender às suas demandas. A criação de cursos novos, inovações em processos, projetos e cursos se dá naturalmente. Isso nós já estávamos fazendo. O Centro Universitário nos permitiu isso”, destaca.

Entre as exigências do MEC para o credenciamento em Universidade, é posta a necessidade de que um terço do corpo docente tenha a titulação de mestrado e doutorado. A Feevale possui cerca de 80%, muito além do exigido. Também é preciso que um terço do corpo docente tenha dedicação de turno integral (40 horas). A Instituição possui em torno de 35%, também muito além do que se exige.

Qual a diferença entre Centro Universitário e Universidade?
As Universidades são instituições criadas ou credenciadas com vocações ou com obrigações além do ensino. Uma das questões importantes que tem na Universidade é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, então, um Centro Universitário não está obrigado à pesquisa e a Universidade está obrigada à pesquisa. A pesquisa acaba, por sua vez, resultando no mestrado. O amadurecimento da pesquisa da origem aos programas de mestrado e a consolidação dos mestrados resultam na criação dos doutorados.

Sobre a Universidade Feevale

São 40 cursos de graduação, um curso superior de formação específica, um programa especial de formação pedagógica de docentes, quatro  mestrados, um doutorado, um MBA, 35 cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). São cerca de 16 mil alunos em todos os níveis de ensino aproximadamente 1,5 mil colaboradores.

Orgulho
Pessoalmente, sempre acho sempre bom ver “gente da terra” fazendo carreiras bem sucedidas fora de Santa Catarina. Também chamo atenção para outras coincidências, como fato de a Unisul e a Feevale terem surgido de movimentos da sociedade em busca do ensino superior. Enquanto em Tubarão, uma lei municipal criou a Fessc, fundação pública de direito privado, em Novo Hamburgo, o processo se deu pela criação por um grupo de pessoas engajadas na causa da Associação Pró-Ensino Superior (Aspeur), entidade comunitária sem fins lucrativos.

E só para não deixar em branco a troca figurinhas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quando estudei na Unisul, o reitor era o gaúcho de Santa Rosa, Gérson Luiz Joner da Silveira, que permaneceu no cargo entre 2002 e 2009.

2 Respostas

  1. Agora, em GabrielGuedes.com.br: Um tubaronense a frente da Universidade Feevale http://bit.ly/aB8hQj

  2. Roberta Mânica

    Guedes, meu amigo,

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Adorei o resultado! Vindo de você, só dá para esperar coisas boas e um conteúdo interessante, coerente.
    Na semana passada, aconteceu o Intercom Sul na Feevale. Apresentei trabalho lá e fiquei surpresa com a estrutura deles. Claro que antes disso, passei por uma aventura acadêmica para encontrar o campus 2 e conseguir chegar a tempo da minha apresentação. No mais, teu post faz uma conexão muito interessante com a realidade da Unisul e, principalmente, com a importância que uma universidade tem no seu contexto social.

    Um grande beijo e muito mais sucesso para você!

    Beta