Sou do Sul de Santa Catarina

postado em: Blog do Gabriel, Cotidiano | 5

Ver na tevê tudo aquilo que sempre achei maravilhoso da região onde nasci e cresci, me fascina. Ainda mais quando é para o Brasil todo. É um orgulho ser de Tubarão, ser do Sul de Santa Catarina, que, apesar de alguns problemas pontuais, ainda acredito ser uma terra promissora.

Neste ano, dois programas jornalísticos da Globo, o Globo Mar, com os jornalistas Ernesto Paglia e Mariana Ferrão – exibido em abril –, e o Brasileiros, com Edney Silvestre, Neide Duarte e Marcelo Canellas – transmitido na semana passada –, expuseram uma parte diferente de Santa Catarina. Aquela que não é tão badalada como norte, Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, nem por isso menos fantástica, e também aquela outra, onde os morros verdejantes e a encosta da Serra Geral forjaram um colono forte, que resiste ao isolamento que a natureza proporciona, e dá a volta por cima para não ter que inchar ainda mais as nossas (falo na condição de catarinense nato) cidades do litoral.

Para quem perdeu os dois programas, o blogueiro está disponibilizando uma cópia gravada. Assista abaixo.

Globo Mar – Laje da Jaguaruna (Primeiro bloco)

Globo Mar – Laje da Jaguaruna (Segundo e último bloco)

Brasileiros – Acolhida na Colônia (Primeiro bloco)

Brasileiros – Acolhida na Colônia (Segundo e último bloco)

São de imagens como as que foram mostradas pela TV Globo, que me fazem ter certeza de que o caminho para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina está no turismo. Nada de fosfateira, de mineração de carvão, de estaleiro… A receita é simples: turismo bem aplicado, turista bem recebido, belezas naturais e a história da imigração açoriana, italiana e alemã, e a saga dos tropeiros preservadas.

Para isso deixar de ser discurso, precisamos que o poder público dos municípios do Sul Catarinense e do governo estadual partam para ações na prática. Investir no turismo, com ações sérias, sem a politicagem se atravessando e sem a política para o setor mudando a cada quatro anos.

5 Respostas

  1. Quem quiser conhecer um pouco de como é o Sul de Santa Catarina, fica o convite: http://bit.ly/a2ft4X

  2. @Lanninhah @andersonpaes @Robertamanica Já viram o que coloquei no meu site? Deem uma conferida http://bit.ly/a2ft4X

  3. Reveja neste post os programas da Globo sobre o Sul de SC RT @gabrielzguedes: Sou do Sul de Santa Catarina http://bit.ly/a2ft4X