Quem é Gabriel Guedes?

O título deste post é algo que só poderia ser fruto do meu ego. Mas não é bem assim.

Há tempos, desde que eu vim morar aqui no Rio Grande do Sul, sou confundido com outro Gabriel Guedes. É, aqui existe um Gabriel Guedes e que não sou eu e não é jornalista. Ele é músico e toca na banda Pata de Elefante, uma das mais importantes da cena musical gaúcha, conhecida do público pelo seu rock instrumental.

Pata de Elefante, com Gabriel Guedes à direita, sem barba (foto Danilo Christidis/Divulgação)
Pata de Elefante, com Gabriel Guedes à direita, sem barba (foto Danilo Christidis/Divulgação)

Só fui saber desta história, um dia, em 2006 (se não me engano) quando a então colega de Jornal NH na época, a repórter Camila Rocha, me mandou um e-mail com um press release e um comentário assim: “Tu vai abrir o show do Santana (Carlos Santana, guitarrista)”. Eu achei aquilo estranho e fui lendo o resto do material. E aí que eu vi que havia um Gabriel Guedes, músico da Pata de Elefante, a banda que abriu o show do Santana em Porto Alegre, naquele ano.

Hoje, mais uma vez, terá show com os caras e, claro, com meu xará musical. A partir das 22 horas, a Pata de Elefante lançará oficialmente no Opinião, o álbum Na Cidade. No show, a banda tocará o novo álbum na íntegra, contando com a participação especial de músicos que participaram da gravação do disco, entre eles o tecladista Luciano Leães, o percussionista Marcelinho Rocha, o saxofonista Rodrigo Siervo e a banda Os Aventuras.

O disco Na Cidade mantém a identidade musical da banda, no entanto difere-se bastante do trabalho anterior (Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha, de 2006). O álbum, segundo os próprios músicos, é bastante urbano, trazendo as características da cidade transpostas em ondas sonoras. O resultado do trabalho pode ser conferido no site da banda www.patadeelefante.com.

Sobre a Pata
O Pata de Elefante é um trio que toca rock instrumental com ênfase nas melodias. A banda, formada por Gabriel Guedes, Daniel Mossmann e Gustavo Telles, surgiu em 2002 em Porto Alegre. No ano passado, a Pata ganhou o VMB 2009 na categoria Melhor Banda Instrumental e o Prêmio Dynamite na categoria instrumental. O disco Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha entrou na lista dos 25 discos do ano da revista Rolling Stone.

Serviço
Onde: Opinião (José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, Porto Alegre)
Quando: 16 de junho, quarta-feira, a partir das 22 horas
Ingressos: no local, por R$ 20,00
www.opiniao.com.br

2 Respostas

  1. @CaAndradeRocha Te lembra deste episódio? http://bit.ly/c2oam0

  2. Agora, em GabrielGuedes.com.br: Quem é Gabriel Guedes? http://bit.ly/c2oam0