Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil

Faltam 7 dias para as eleições. Domingo, por volta das 19 horas, encerrada a apuração, já haverão candidatos vibrando com o resultado positivo e definitivo das urnas (e também de uma gorda remuneração pelos próximos 4 e até 8 anos, no caso dos senadores). A comemoração começa nos comitês, vai para as ruas. Mas é rápida. Na intimidade, entre financiadores, correligionários influentes e a família, os festejos são regados a muito champanhe, vinho, comida e mesa nobre. O povo é a última coisa em que se pensa. É uma celebração elitista, com direito o que há de melhor, bancado pelo dinheiro nosso. E mesmo que me critiquem por ser generalista, a situação da maioria de nossos políticos será esta.

No entanto, o que os políticos não poderão contar na celebração da vitória, é com o primeiro icewine do Brasil, que será lançado em outubro.

Para quem não sabe, é um vinho elaborado a partir de uvas maduras colhidas congeladas naturalmente pela ação climática, típico da Europa e América do Norte. A água contida na fruta congela, impedindo a diluição dos açúcares. O resultado é uma uva mais concentrada, extremamente doce, da qual se extrai um delicioso vinho de sobremesa. Contudo, no Brasil, o País tropical, isso só é possível no Planalto Sul de Santa Catarina e nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Regiões reconhecidas pelo inverno rigoroso, congelante.

E é em São Joaquim, no distrito de Pericó, que o empresário catarinense de Jaraguá do Sul, Wandér Weege, dono da Malwee, abriu a Vinícola Pericó. O local, situado há 1.300 metros acima do nível do mar, iniciou com o cultivo de vinhedos de altitude, antes do desafio de preparar o primeiro icewine brasileiro. Para se ter uma comparação, o vinho da Serra Gaúcha é cultivado de vinhedos em altitudes em torno de 800 metros, com temperaturas predominantemente amenas.

Após a poda das videiras Cabernet Sauvignon em setembro de 2008, neste último inverno, as madrugadas dos dias 4 e 12 de junho congelaram parte da safra de uvas que estavam maduras no vinhedo. Elas foram colhidas a 7,5° C abaixo de zero, temperatura que viabiliza a matéria-prima desse vinho licoroso natural. Em seguida, o mosto passou por um processo específico de fermentação e de afinamento em barricas de carvalho francês.

Embalagem
O Icewine Pericó será engarrafado num recipiente italiano e fechada por uma rolha portuguesa protegida por uma cápsula. O rótulo artístico, que cria um visual especifico e inovador, desenvolvido especialmente para o Icewine Pericó, foi feito por uma famosa artista plástica catarinense (que não teve o nome revelado), retratando o momento da vindima.

A requintada embalagem forma um kit contendo lata e caixa individual especial, com uma surpresa exclusiva: um livreto contando a história do 1º icewine do Brasil, o Icewine Pericó.

Lançamento
Agora em setembro o Icewine do Brasil já começou a ser engarrafado. Esta é a fase final deste projeto único e pioneiro no Brasil e logo, logo o Icewine Pericó estará a caminho das lojas, adegas e da mesa de apreciadores de todo o país e do mundo.

O primeiro vinho brasileiro que vem da neve, será lançado oficialmente no dia 10 de outubro, às 10h10m10seg. Superstição? Pode ser, mas este vinho promete ser excelente. Talvez o melhor “eleito” do mês.

Neste dia, você poderá acompanhar no site www.vinicolaperico.com.br as primeiras impressões causadas por este vinho naturalmente licoroso e raro.

Saluti!

6 Respostas

  1. RT @gabrielzguedes: @Saboresdosul e @cheirinho_tmpro >> RT @gabrielzguedes: Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil http://bit.ly/bYQ3ll

  2. RT @gabrielzguedes: @Saboresdosul e @cheirinho_tmpro >> RT @gabrielzguedes: Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil http://bit.ly/bYQ3ll

  3. Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil http://bit.ly/bYDRx9

  4. @Saboresdosul e @cheirinho_tmpro >> RT @gabrielzguedes: Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil http://bit.ly/bYQ3ll

  5. @catiachagas para você que gosta de vinho RT @gabrielzguedes: Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil http://bit.ly/bYQ3ll

  6. Para comemorar bem: o primeiro Icewine do Brasil http://bit.ly/bYQ3ll