O post que virou reportagem

[issuu viewmode=presentation layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Flight%2Flayout.xml showflipbtn=true documentid=110722104458-bd81b3b4d9f6457cb986e9f43c73bd3c docname=voo_ccm-poa username=gabrielzguedes loadinginfotext=Seguran%C3%A7a%20e%20rapidez%20s%C3%A3o%20atrativos%20para%20voos showhtmllink=false tag=aeroporto width=520 height=720 unit=%]

O jornal Diário do Sul, um dos diários da minha cidade natal, Tubarão, no Sul de Santa Catarina, transformou nesta semana meu post sobre a Experiência de visitar o Sul de Santa Catarina voando em reportagem de uma página, publicada na edição de terça-feira, dia 19 de julho.

Agradeço à Amanda Menger, a repórter e ex-colega de turma do Jornalismo da Unisul, pela matéria bem redigida, e ao editor-chefe, Caetano Machado, que decidiu apostar no farto material ofertado pelo blogueiro. O material chegou até as mãos de Caetano por minha iniciativa, sem exclusividade. Cheguei a oferecer a outros jornais e blogs do Sul Catarinense, mas que não souberam a aproveitar a oportunidade. E digo que jornalismo, hoje, se faz assim: de olho na rede, na participação do leitor. A sinergia entre impresso e internet é cada vez maior.

O Diário do Sul tem mais de 15 anos, é um dos diários que povoam as cidades do interior de Santa Catarina. Meu pai, o jornalista JBGuedes, ajudou a fundá-lo, no papel de colaborador, como experiente jornalista que era, e por muitos anos seguiu por lá como editor-chefe. Pelo DS, como é apelidado o veículo, passou muita gente boa do jornalismo do sul do Brasil, que tiveram meu pai como tutor. O repórter-fotográfico do Diário Catarinense, Guto Kuerten, o repórter do mesmo jornal, Marcelo Becker, a produtora de política da Zero Hora, Aline Mendes, todos do Grupo RBS, entre outros nomes, que não lembro de imediato, iniciaram suas carreiras por lá, com meu pai no comando da redação. Também passaram por lá João Lucas Cardoso, que hoje está no A Tribuna, de Criciúma, e Marcelo Tolentino (*se não me engano), que atua no Notícias do Dia, de Florianópolis.

Até mesmo minha turma de Jornalismo, em 2001, quando teve a oportunidade de conhecer pela uma redação pela primeira vez, foram no Diário do Sul, por iniciativa da professora e jornalista Darlete Cardoso. Lá, meu pai nos recepcionou. É um momento de orgulho por tudo o que ele representa na minha vida e em meu ofício, registrado em foto.

Epsn0061

O post, publicado no dia 12 de julho, é um longo relato meu sobre as condições do Aeroporto de Criciúma/Forquilhinha e como é voar para Porto Alegre pela Trip a partir de lá. As fotos e informações foram coletadas enquanto eu aguardava meu voo, no dia 27 de junho.

5 Respostas

  1. O post de @gabrielzguedes que virou reportagem http://t.co/VdHH0wN

  2. @portalds O post que virou reportagem http://bit.ly/pPlKhN

  3. Valeu Gabriel! E a foto da nossa turma hein? Eu estava escondida perto da Gi. O post que virou reportagem http://t.co/TucG5ho via @AddToAny

  4. Deu saudade da “casinha azul”, Gabriel