‘Neohippies’ aos pés do Morro Ferrabraz: é o Morrostock

Começa hoje o Morrostock 2010, um dos maiores festivais alternativos de música do Rio Grande do Sul. A novidade neste ano é que o evento terá 10 dias de duração e está com sua estrutura modificada. Além dos tradicionais shows com acampamento no Bardomorro, o festival vai ao centro de Sapiranga, município de 70 mil habitantes do Vale do Sinos, buscando uma interação ainda maior com a cidade.

Os shows no Bardomorro começam hoje, mas seguem amanhã e domingo e nos dias 22, 23, 24 de outubro em dois finais de semana. Durante os dias 18, 19, 20 e 21 de outubro o festival vai para o Centro de Sapiranga em locais como a Praça da Bandeira (Teatro de Rua), no Auditório do Centro Cultural (show), no Plenário da Câmara (Debates Culturais) e onde mais a arte quiser se manifestar.

Neohippies

O termo que acabei de inventar se adapta perfeitamente aos frequentadores do festival. Acampados aos pés do Morro Ferrabraz, pico com 700 metros de altitude e uma das atrações turísticas da região, o público vive de música (mas não só disso) durante os dez dias de promoção. Quem foi, me disse que lembra Woodstock, o famoso festival dos anos 60, realizado nos Estados Unidos. De fato, pode até lembrar, mas o prefixo ‘neo’ faz referência aos anos 2000: a liberdade, o gosto pela música alternativa segue, mas há uma série de novos hábitos. Até mesmo a tecnologia, que não estava presente em Woodstock, agora é parceira de festa. Tudo é documentado em tempo real em inúmeros blogs e redes sociais.

Outro ponto a ser ressaltado, é que apesar de ser um festival alternativo, o Morrostock reúne muita gente boa de música de vários lugares do Brasil: é uma galera aplicada em querer fazer um rock de qualidade, mas que batalha no restante do ano em botecos, bares e outras festas para conquistar os ouvidos e cair no gosto do público. Então, quem gosta de conhecer novos talentos, é a vez. Ainda mais quando são apadrinhados pelo veterano Wander Wildner, o embaixador do Morrostock 2010, ícone do punk rock desde os anos 80, quando tocava na banda Os Replicantes. Wander inclusive gravou um convite para o pessoal.

Serviço

2 Respostas

  1. ‘Neohippies’ aos pés do Morro Ferrabraz: é o Morrostock http://bit.ly/bkpGej

  2. 'Neohippies' aos pés do Morro Ferrabraz: é o Morrostock http://bit.ly/cyNEfM