Convite para conhecer Picada Café

postado em: Pé na Estrada | 2

O Caminhos e Trilhas de Picada Café, é a oportunidade para quem quiser conhecer o interior da região bem de perto, em especial, o Vale do Rio Cadeia. A 16ª edição do programa de caminhadas desenvolvido pela Prefeitura, ocorre neste sábado (24/7), claro, se as condições meteorológicas permitirem.

Vista do Vale a partir do limite de Picada Café com Linha Nova

É a segunda vez que as caminhadas ocorrem este ano. O projeto, segundo o diretor de Desporto da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Ademar Ruppenthal, existe desde o ano 2000. “Foi uma iniciativa criada por alunos de uma escola municipal, motivados por uma professora da área de Ciências Sociais”, conta. A cada edição, Ruppenthal contabiliza a participação de cerca de 150 pessoas “Sempre tentamos agregar trilhas novas ao percurso, alternando trechos em meio a mata nativa e estrada, para atrair ainda mais participantes.”

Para quem não conhece ou é de fora da região, Picada Café é uma pequena cidade, situada em meio aos morros da Serra, no fundo de um vale, com muito verde e visuais fantásticos do alto de suas montanhas.

Sobre esta edição, Ruppenthal afirma que o trajeto terá como ponto inicial e final, o Parque Histórico Jorge Kuhn, passando pela Igreja Evangélica do bairro São João e culminando com o visual das redondezas da localidade de Quatro Cantos, num caminho chamado Trilha das Acácias. “A trilha passa por plantações de acácias, pinus e eucaliptos, cuja colheita é uma das fontes de renda dos agricultores de Picada Café”, explica.

Ao todo serão 16,2 quilômetros de passeio, sendo 13 quilômetros percorridos exclusivamente a pé. A altitude do trajeto varia de 109 metros acima do nível do mar até 410 metros. A duração é de 3h30. “Considerando tempo de deslocamento, lanche e eventuais descansos”, alerta Ruppenthal. Ele reforça que as trilhas estão enquadradas na categoria “leve”, sendo recomendado para pessoas que não têm o hábito de praticar caminhadas de longa distância ou com obstáculos. Apenas o primeiro trecho é considerado um pouco mais moderado, devido ao aclive acentuado em meio a floresta.

Planejamento

Início: às 13h15, do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn (BR-116, em direção a Nova Petrópolis, onde há casarios e uma roda d´água).

Trecho 1 de 6: A partir Parque Jorge Kuhn, os participantes serão deslocados de ônibus até o bairro chamado São João, de onde inicia a aventura.
Quilômetro inicial: 0 Km | Quilômetro final: 3,2 Km | Total do Trecho: 3,2 Km

Trecho 2 de 6: Realizado alongamento, começa a caminhada. Este segundo trecho serve de aquecimento e é formado por uma subida leve, que introduz a trilha.
Quilômetro inicial: 3,2 Km | Quilômetro final: 4,92 Km | Total do Trecho: 1,72 Km

Trecho 3 de 6: É o percurso que possui nível de dificuldade moderado/baixo, mas com algumas subidas. O trecho terminha na chegada ao Esporte Clube América de Quatro Cantos.
Quilômetro inicial: 4,92 km | Quilômetro final: 8,5 Km | Total do Trecho: 3,5 Km

Trecho 4 de 6: Começa o retorno. É formado por um longo trecho de estrada de chão batido, geralmente plano, com paisagens e vistas muito interessantes. O destino é o Mirante. Neste ponto há uma parada para descanso e alimentação.
Quilômetro inicial: 8,5 Km | Quilômetro final: 13,5 Km | Total do Trecho: 5 Km

Trecho 5 de 6: Descida partindo do mirante, seguindo até o ponto de saída no Bairro São João.
Quilômetro inicial: 13,5 Km | Quilômetro final: 16,1 Km | Total do Trecho: 2,6 Km

Trecho 6 de 6: Deslocamento final até o ponto de início.
Quilômetro inicial: 16,1 Km | Quilômetro final: 18,38 Km | Total do Trecho: 3,2Km

Participe

Inscrições e dúvidas pelo telefone (54)3285-1300 ou e-mail desporto@picadacafe.rs.gov.br. Também há informações e a ficha de inscrição no site da Prefeitura.

O custo da inscrição é de 5 reais, incluindo transporte no município pela empresa Uniserra, lanche do Supermercado Piá e assistência/resgate do Corpo de Bombeiros Voluntários de Picada Café.

O que levar

A organização recomenda agasalho/roupa e tênis confortável, mas que possa ser sujado. Na mochila, leve itens básicos como boné, capa de chuva, cantil com água e câmera digital.

IMPORTANTE: e o tempo?

Fique atento à previsão do tempo aqui no site do Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, que conta com a confiabilidade da Metsul Meteorologia. Em caso de chuva ou ameaça de mau tempo, o Caminhos e Trilhas será remarcado para uma nova data, provavelmente em setembro.

Este post está também em www.jornalnh.com.br/penaestrada

2 Respostas

  1. Convite para conhecer Picada Café http://bit.ly/9G7iCx

  2. Convite para conhecer Picada Café http://bit.ly/9tRcWL