As vacas de Porto Alegre

Quem estiver pela capital gaúcha, a parti de hoje irá se deparar com vacas espalhadas pela cidade. Vacas? Como assim? Tudo bem, estamos no Rio Grande do Sul. Tá, mas tem pastagem de sobra rincão afora. Então porque diabos há vacas espalhadas por Porto Alegre?

Bom, brincadeiras a parte, estátuas de vacas pintadas das mais variadas formas e colocadas até mesmo naqueles pontos mais inusitados da cidade fazem parte do CowParade, um dos grandes eventos de arte urbana do mundo e que pela primeira vez chega à metrópole do extremo sul do Brasil. E o Rio Grande do Sul se identifica tão bem com tal movimento que até a Mu-Mu, aquela empresa famosa pelos doces de leite de “vaca”, com sede em Viamão, na região metropolitana, está patrocinando a promoção.

Confira o release

O maior evento de arte urbana do mundo – a CowParade – chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul e invadirá as ruas de Porto Alegre a partir do dia 8 de outubro, quando a cidade amanhecerá repleta de simpáticas vaquinhas. Criadas por artistas gaúchos das mais diversas vertentes, as obras permanecerão até o dia 20 de novembro em exposição, atraindo milhares de olhares numa verdadeira galeria a céu aberto. Ao todo, 80 esculturas feitas em fibra de vidro em tamanho natural serão espalhadas pelos quatro cantos da capital, colorindo as principais ruas, avenidas, praças e shoppings, entre outros pontos estratégicos.

Para os realizadores, que já puderam ver o conjunto de esculturas no galpão onde as vaquinhas foram customizadas, a primeira edição da CowParade Porto Alegre promete surpreender. “A qualidade artística está excelente. Buscando inspiração na sua história e tradição, os artistas gaúchos criaram obras lúdicas e esteticamente muito bonitas”, resumem Catherine Duvignau e Ester Krivkin, da Toptrends, empresa que detém os direitos de licenciamento da CowParade no País e realizam o evento em parceria com a Farah Service e com o patrocínio exclusivo da MU-MU. O patrono da mostra, Rodrigo Vontobel, fala que a idéia “é encantar e envolver o público com uma exposição totalmente democrática, acessível para quem quiser ver, tocar e interagir”.

Artistas sulistas consagrados, como Mauro Fuke, Zorávia Bettiol, Ana Norogrando, Eduardo Vieira da Cunha e Denise Haesbaert assinam obras ao lado de novatos como Fernando Giongo, Duda Lanna, Juliana Bassani e Mirele Riffel, entre outros. Designers, arquitetos, grafiteiros, publicitários ou apenas aventureiros no mundo das artes, todos tem em comum a oportunidade de arrancar sorrisos e atrair a atenção de milhares de pessoas que poderão ver as vaquinhas durante quase dois meses. “Com tantas vacas espalhadas por Porto Alegre, é inevitável que se descubra novos talentos. E o mais bacana é que em todas as cidades onde a CowParade passa, a paisagem urbana fica mais rica e colorida, num lindo museu interativo”, explicam as diretoras da Toptrends, que já realizaram edições em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Após a exposição nas ruas de Porto Alegre, no dia 21 de novembro, a CowParade segue para o Shopping Bourbon Country, onde ficará em exposição até o dia 30 do mesmo mês. No primeiro dia de dezembro, as 80 vaquinhas serão leiloadas em um grande evento no Teatro do Bourbon Country, e o dinheiro arrecadado será revertido para projetos do Funcriança, mantido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, parceira institucional do evento.

Serviço

CowParade Porto Alegre – www.cowparade.com.br

  • 08/10 a 20/11 – Exposição – Ruas de Porto Alegre
  • 21/11 a 30/11 – Exposição Shopping Bourbon Country
  • 01/12 – Leilão – Teatro do Shopping Bourbon Country

10 Respostas

  1. q absurdo! as vacas passaram pelo BRASIL INTEIRO e só no rio grande do sul estragaram elas.aquele maloqueiros do k7

  2. bom…
    muita gente quer saber os endereços das vacas;;
    ia ser muito bom se estivese os endereços das vacas

  3. Adorei as vaquinhas; principalmente as coloridas e a do grêmio,não vi todas ainda mas vou no Bourbom confirir todas.Parabéns aos artistas.

  4. Cristine Morais

    Porto Alegre merece esta beleza. Todas as Vacas são maravilhosas, parabéns!!!! Gostaria de ter uma de cada em minha casa. Quem sabe se fossem miniaturas para comprar de lembrança.

  5. Achei muito linda as vaquinahas, é uma pena que nosso estado parece não estar preparado para esse tipo de cultura, pois mal as vacas chegaram e já danificaram algumas.
    Deixo uma dica: fazer as vacas em miniaturas, pois adoraria ter uma coleção das vaquinahas !!!
    Parabéns !!!!

  6. Bela iniciativa,

    Parabenizo todos que estiveram envolvidos nesse projeto…
    Nossa cidade está mais colorida e com um charme especial..

    Sugiro fazer as vaquinhas em miniatura…porque as crianças iram adorar te-lás.

    Abraço

  7. Adorei todas as vacas que jah vi durante minha rota de trabalho, tomara que não sejam danificadas pelos vândalos, por que eh uma judiaria, são obras muito bonitas e bem feitas!!!
    Parabéns.